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Exercício de leg press: Tudo o que você precisa saber!

Quem faz academia sabe da importância de treinar todos os músculos do corpo, então é necessário conhecer os movimentos específicos que permitem um treino completo. Um bom exemplo disso são os exercícios de leg press, usados para os membros inferiores.

Se você deseja um bom resultado fitness precisa treinar o corpo todo por igual, ou pode acabar deixando alguns músculos desproporcionais. Entretanto, o leg press pode ser um movimento complexo.

Por isso, é preciso conhecer tudo sobre esse exercício e realizá-lo da maneira correta para evitar qualquer tipo de erro.

Para ajudar nesse processo, o nosso artigo traz todas as informações necessárias e até mesmo algumas dicas. Continue a leitura e fique atento!

O que é leg press?

homem se preparando pra fazer exercício de leg press

Antes de mais nada, é preciso começar pelo básico, então vamos para a definição de leg press. Esse exercício deve estar no seu plano de treino, seja você iniciante ou não.

Os movimentos dele ajudam a manter todo o corpo em forma, especialmente os membros inferiores, por isso é muito importante.

O leg press é realizado com o auxílio do aparelho, que é um dos mais conhecidos da academia. Seu objetivo é ajudar a trabalhar e a desenvolver a maioria dos músculos encontrados nos membros inferiores, como, por exemplo, cintura pélvica, joelhos, coxas, pernas e pés.

É importante explicar que existem duas maneiras de se fazer o leg press, conhecidas como: leg press 45º e o leg press 90º. A questão do ângulo é ajustada de acordo com a inclinação do banco do aparelho.

Por isso, pode ser considerado um exercício com intensidade e um certo nível de complexidade, no início é importante ter o suporte do personal trainer, para que ele passe as orientações corretas.

Para que serve a leg press?

Como já explicamos anteriormente, o leg press é um exercício focado nos membros inferiores. Sendo assim, ele vai servir para definir e tonificar várias partes do corpo, como por exemplo: cintura pélvica, joelhos, coxas, pernas e pés.

Sem contar, que esse movimento também é capaz de fortalecer a panturrilha, o quadríceps, que é a parte da frente das coxas e os glúteos e os isquiotibiais, os posteriores das coxas.

Por isso, ele deve estar no seu plano de treino, pois movimenta o corpo todo e colabora com o processo de definição para entrar no famoso shape.

Sendo assim, podemos dizer que leg press é um dos exercícios pilares do plano de treino, claro, desde que seja feito corretamente. Então, não tenha medo de pedir ajuda, ou instruções para o personal trainer, o importante é se dedicar e continuar o treino.

Agora, vamos conhecer a diferença entre o leg press 45º e 90º, confira abaixo!

Leg press 45º e 90º: qual a diferença?

homem fazendo leg press em academia

A inclinação do banco é um detalhe super importante para o leg press, pois dependendo do ângulo pode oferecer diferentes tipos de exercícios, as formas mais comuns são a de 45º e 90º.

Algumas pessoas ainda acreditam que a diferença é mínima, porém essa leve alteração pode mudar os seus resultados. Então, vale a pena prestar a atenção na nossa explicação.

O leg press 45º é uma ótima opção para quem deseja, sobretudo, tonificar a panturrilha, o quadríceps, o bumbum e todos os músculos encontrados na região posterior da coxa.

Sem contar que, assim como a técnica de 90º, esse movimento fortalece as articulações dos membros inferiores, como o tornozelo, os joelhos e os quadris.

A técnica de leg press 90º também é conhecida como leg press horizontal, ele é muito utilizado para fortalecer todos os músculos posteriores e os glúteos.

O movimento otimiza o trabalho nestes músculos, pois por conta do posicionamento dos pés é criada uma solicitação muscular um pouco mais acentuada nos glúteos e nos isquiotibiais.

Para finalizar, é importante entender que o leg Press 45° para o 90° contam com formas diferentes de estímulos.

Quais os benefícios dos exercícios de leg press?

E se você ainda não está convencido sobre fazer o leg press, que tal dar uma olhada nos benefícios? Observe!

Ganho de tempo na academia

O exercício trabalha diversos grupos musculares de uma vez só, por isso o leg press ajuda a economizar o tempo em relação à musculação.

Ajuda a queimar mais calorias

Os treinos de pernas costumam ser ótimos para quem deseja queimar calorias. Já que os movimentos são realizados com mais esforço físico e, consequentemente, gastando energia na realização de algum exercício.

Promove a hipertrofia muscular

Algumas pessoas ficam com o pé atrás quando o assunto é treino de pernas, já que se trata de uma região muscular onde existe uma dificuldade na hora de ganhar massa muscular.

Entretanto, o leg press é um exercício indispensável e um excelente aliado para quem deseja aumentar a hipertrofia.

É uma forma de promover a produção de diversos hormônios, como a testosterona, responsável pelo ganho de músculos, promovendo melhora na saúde óssea, muscular e emocional.

Como usar o aparelho leg press da forma correta?

treino de leg press

Vamos mostrar um passo a passo de como usar o aparelho de leg press, mas lembre-se de sempre pedir auxílio e orientação a um profissional.

  • Coloque o peso no aparelho conforme o seu limite e condicionamento físico. A carga não deve ser muito leve e nem tão pesada;
  • Sente-se no banco e posicione os seus pés na plataforma, sempre respeitando a largura dos seus ombros;
  • Certifique-se de que os seus joelhos estão para fora, evitando possíveis lesões e facilitando a execução;
  • Destrave o aparelho na lateral e abaixe o peso devagar, até que as pernas fiquem posicionadas no ângulo certo.
  • Volte a plataforma para a posição inicial a empurrando. É importante que o peso seja totalmente direcionado para os calcanhares e não para as pontas dos pés.

Quem não pode fazer leg press?

Observe a lista de ações que não podem ser feitas durante o treino de leg press.

  • Colocar o quadril no banco;
  • Esticar a perna completamente;
  • Juntar os joelhos durante a série;
  • Colocar força na ponta dos pés ao empurrar o peso;
  • Usar as mãos para empurrar a plataforma.

Pode fazer leg press todos os dias?

Esse treino pode ter uma alta intensidade, mesmo se for feito por iniciantes, por isso é recomendado que seja realizado até três vezes por semana.

Conclusão

Com todas essas informações basta começar o seu treino e não se esqueça de manter a constância.

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