Quem faz exercício físico sabe como um bom equipamento pode ajudar na hora do treino, afinal, eles foram desenvolvidos para ajudar na hora da prática.
Alguns desses equipamentos são bem comuns e utilizados em diversos tipos de exercícios, como é o caso do Kettlebell.
Mesmo sendo popular, algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre como usar o Kettlebell da maneira correta.
Além disso, antes de fazer o exercício com determinado equipamento é importante entender sobre o assunto e conhecer melhor cada acessório.
Assim, você evita fazer movimentos errados e entende mais como o exercício pode ajudar no seu desempenho.
Fazer academia já deixou de ser algo apenas estético, as pessoas estão preocupadas com a própria saúde e buscam formas de estar mais saudável.
Praticar exercícios pode mudar a sua qualidade de vida, por isso vale a pena se interessar sobre o assunto.
Com o nosso artigo você pode encontrar informações valiosas sobre o Kettlebell e quem sabe adicioná-lo no seu treino. Para conferir tudo, continue a leitura e aproveite!
O que é Kettlebell?
Vamos começar do básico! O Kettlebell foi criado na Rússia, no século 18, basicamente, é uma bola de ferro com alça.
É um acessório bem antigo e usado desde sempre em diversos tipos de atividades físicas. Com o tempo, ele foi ganhando ainda mais popularidade e hoje em dia é super conhecido.
As cargas podem variar de 2 kg a 50 kg, isso vai depender do seu tipo de treino e o limite do seu corpo. Este acessório é muito comum nos treinos de musculação e pode estar presente em diversos exercícios.
O grande diferencial deste equipamento é a execução de movimentos balísticos, pois com o kettlebell você “arremessa” o peso como um certo balanço.
O acessório funciona muito bem como uma alternativa para quem busca aprimorar seu condicionamento físico, equilíbrio, capacidade cardiovascular.
Além disso, também ajuda na queima de gorduras, por meio de exercícios como o agachamento e remadas.
É um acessório que permite diversos tipos de exercícios, por isso ajuda a ter um treino completo e funcional para o seu corpo.
Agora, já deu para entender o que é o kettlebell, no próximo bloco vamos mostrar para que serve este tipo de acessório. Acompanhe a leitura!
Para que serve o Kettlebell?
Como citamos anteriormente, kettlebell existe desde 1700 e é um acessório bem popular. Atualmente, ele costuma ser utilizado nos treinos de musculação e atividades como o Crossfit.
Uma de suas características mais marcantes é a sua versatilidade. Ele pode ser utilizado em muitos tipos de exercícios e por isso traz diversos benefícios para o corpo.
De uma forma geral, o kettlebell serve de resistência nas atividades, atuando em uma variedade enorme de exercícios.
Esse equipamento pode ativar todas as diferentes áreas do corpo humano. Inclusive, pode ser utilizado por todas as pessoas, aquelas que já praticam exercícios físicos com frequência, ou até mesmo por quem está começando a sair do sedentarismo.
Porém, neste caso é preciso tomar cuidado, não adianta forçar o seu corpo e tentar pegar o kettlebell com uma carga muito pesada, se você não tem costume.
A atividade física tem a função de melhorar a qualidade de vida e não causar impactos negativos, ou lesões.
O kettlebell também é utilizado para melhorar o condicionamento físico, pois os exercícios com esse acessório são de alta intensidade.
Já que exige e ao mesmo tempo auxilia em um melhor condicionamento físico, os movimentos garantem um alto trabalho cardiorespiratório do organismo.
Talvez seja o momento de adicionar o kettlebell em seus treinos, logo abaixo vamos conhecer os benefícios deste equipamento. Observe!
Benefícios do treino com Kettlebell
Separamos alguns benefícios de usar o Kettlebell, confira!
- Trabalho na região do core
Por conta do formato do Kettlebell, os exercícios com este equipamento exigem uma ativação maior dos músculos estabilizadores, como os da região do core.
Pois, o centro de gravidade é mais afastado da área em que você segura o peso, especialmente quando comparado a halteres e barras, o que torna o exercício mais instável.
Para conseguir realizar os movimentos de forma correta, além de controlar, acelerar ou desacelerar o peso é necessário manter os músculos do abdômen, da lombar, dos glúteos, da pelve e do quadril ativados.
Por isso, se trabalha muito mais essas musculaturas do que ao usar uma barra, por exemplo, é um treino de intensidade que vale a pena.
- Desenvolve potência e resistência muscular
Não é fácil controlar o kettlebell, em alguns momentos pode ser necessário realizar um movimento rápido e explosivo, isso gera um ganho de potência.
O equipamento é capaz de trabalhar a força, permitindo a realização de exercícios contínuos, como o swing, que desenvolve resistência muscular e cardiorrespiratória.
- Ajuda na redução de calorias e definição do corpo
É possível realizar exercícios aeróbicos com o kettlebell e os movimentos que trabalham o corpo todo, sendo assim, o treino usando esse equipamento tem um bom gasto calórico.
Uma pessoa que já está acostumada a treinar com intensidade pode gastar em torno de 300 calorias em 30 minutos de exercícios com kettlebell. Já a musculação tradicional queima cerca de 125 calorias.
Lembrando que para perder calorias e definir o corpo é necessário ter uma alimentação adequada e constância de treinos.
4 exercícios para fazer com o Kettlebell
É claro que não poderia faltar exercícios com Kettlebell para incluir no seu treino, observe algumas dicas!
- Deadlifts
É um ótimo exercício para tornear os glúteos, os músculos na frente da coxa (quadríceps) e os músculos das costas.
Para realizá-lo, é preciso ficar em pé com os pés afastados na largura dos ombros. Coloque um kettlebell do lado de fora de cada pé no chão.
Após esse processo, envolva os músculos abdominais e abaixe os ombros para apertar as omoplatas.
Fique nesta posição e empurre os quadris para trás, dobrando os joelhos para que possa alcançar as alças do kettlebell.
Segure firmemente os kettlebells, mantendo os braços e as costas retos, devagar, levante o corpo até ficar em pé. É indicado fazer uma pausa para inspirar antes de baixar o corpo.
Faça uma repetição de 6 a 8 vezes. Porém, execute uma série para começar e trabalhe de 3 a 4 séries à medida que aumenta a força.
- Balanço de kettlebell
Um movimento ideal para trabalhar a musculatura dos ombros e braços.
Para fazer este exercício, fique em pé com os pés afastados na largura dos ombros, com um kettlebell entre os pés, depois envolva os músculos abdominais e apoie os ombros para trás.
Segure nesta posição para empurrar os quadris para trás e dobre os joelhos, pegue o kettlebell com os dois braços.
Agora, expire enquanto faz um movimento explosivo para cima para balançar o acessório na sua frente. Os braços devem terminar paralelos ao chão, baixe o corpo, junto com o kettlebell entre as panturrilhas.
Repita por 20 segundos. Depois, descanse por 10 segundos e repita por mais 20 segundos.
- Giro Russo
O giro russo ativa todas as áreas abdominais.
Fique sentado no chão e com as pernas flexionadas, segure kettlebell perto de seu peito rotacionando seu tronco para esquerda e direita repetidas vezes.
O exercício deve ser feito também entre 10 e 12 repetições.
É importante deixar claro que o giro russo não é indicado para pessoas com problemas na coluna, como hérnias de disco, por exemplo.