Blog

6 cuidados ao treinar no inverno: confira aqui!

Os dias frios são preguiçosos, é normal se sentir menos disposto, mas é importante treinar no inverno para manter o ritmo do corpo e continuar cuidando da sua saúde.

É cientificamente provado que ficamos com mais sonolência no frio, pois o grau de luminosidade está relacionado ao estado de vigília.

Sendo assim, nos dias nublado o organismo é menos estimulado a liberar substâncias e hormônios relacionados à atenção, concentração e disposição.

Em relação ao frio, quanto menor é a temperatura, maior é a liberação de melatonina, o hormônio que estimula o sono.

Treinar em dias frios é uma forma de sacudir esse sono, mas você sabe quais são os cuidados necessários para praticar atividades físicas nessa estação?

Para ajudar no processo, o nosso artigo traz todas as informações e dicas valiosas, continue a leitura e aproveite.

É importante ter cuidado ao treinar em baixas temperaturas?

homem se aquecendo para treinar no inverno


No frio é preciso ter o dobro de disciplina e força de vontade de ir treinar. Afinal, quem quer sair de casa com o vento gelado nas ruas?

Especialmente de manhã, ou no final da tarde, esses horários é quando bate o impulso de ficar deitado na cama.

Como já citamos, isso acontece com quase todo mundo, entretanto, temos que enfrentar o frio e entender quais são os impactos das temperaturas mais baixas no corpo.

Ao contrário das temperaturas quentes, no frio é necessário um estímulo maior para que o organismo funcione com qualidade e rapidez para manter a temperatura do corpo aquecida.

No inverno, o nosso corpo tende a contrair os músculos para conseguir conservar o calor presente naquele momento.

Dessa forma, é importante preparar a estrutura física e ativar a circulação sanguínea, já que esses estímulos ajudam a aumentar a temperatura corporal.

Por isso, é importante treinar durante essa estação do ano, é uma maneira de se aquecer e cuidar da saúde.

Por conta da rigidez dos músculos, vale a pena caprichar nos aquecimentos, outra dica importante é optar por lugares fechados, como as academias, já que o ar do ambiente é controlado.

6 cuidados ao treinar no inverno

homem com roupas fitness correndo em esteira


Já deu para perceber a importância de treinar nessa estação do ano, porém para conseguir ter um bom desempenho é necessário tomar alguns cuidados. Confira abaixo!

Faça alongamento e aquecimento

Antes de praticar qualquer atividade física, mesmo no calor, é recomendado fazer aquecimento para que os músculos do corpo atinjam a temperatura ideal. Além disso, é uma forma de evitar lesões e machucados.

O aquecimento e o alongamento devem ser respeitados, seja antes ou depois do treino. No inverno eles são ainda mais indispensáveis para conseguir descontrair os músculos e as articulações, que ficam endurecidas.

Evite lesões

O corpo tende a ficar sujeito a lesões no inverno, por conta da vasoconstrição, que é a contração dos vasos sanguíneos para realizar a manutenção da temperatura da estrutura física.

Isso impede que o organismo perca ainda mais calor em decorrência do clima baixo.

Os músculos mais afetados pelo frio são os posteriores, como as coxas e as panturrilhas, e por isso estão vulneráveis às lesões.

Uma forma de evitar qualquer tipo de contusão nessa região é realizando alguns exercícios de flexibilidade, como aulas de pilates e/ou alongamento.

É sempre importante contar com o apoio e acompanhamento de um profissional que pode orientar melhor, afinal cada corpo reage de um jeito.

Atenção com a hipotermia

O estado de hipotermia é definido quando a temperatura do corpo fica abaixo de 35 °C.

Os principais sintomas são: arrepios, frequência respiratória aumentada, vermelhidão da pele e rigidez nas extremidades da estrutura física.

Para evitar a hipotermia, é preciso se agasalhar durante qualquer exercício ao ar livre ou ao sair de casa.

As peças como luvas, toucas, jaqueta impermeável, blusa fleece, entre outras vestimentas podem ser essenciais.

Em relação aos treinos em locais fechados também é preciso estar com roupas adequadas que protejam do frio sem esquentar demais a pele.

Cuide da sua pele

O inverno tem ventos mais gelados e condições climáticas que também podem ser responsáveis por ressecar a pele. As peles mais sensíveis podem ter até mesmo algumas irritações

Os lábios são um bom exemplo disso, pois não contam com as glândulas sebáceas, que são responsáveis por lubrificar os pelos e a pele.

Eles possuem a pele mais fina e ficam muito mais expostos às baixas temperaturas, o que pode ocasionar algumas rachaduras.

A melhor dica que podemos oferecer é: use protetor labial, é bem simples e evita qualquer tipo de ressecamento no lábio, vale a pena investir.

Além disso, o frio deixa a pele mais seca e sensível, podendo desenvolver inúmeros problemas, como psoríases e/ou dermatites. Portanto, lembre-se de hidratar a sua pele frequentemente.

Beba bastante água

Para ter um bom desempenho no treino é preciso estar bem hidratado, entretanto, as pessoas costumam beber menos água no inverno, por conta das baixas temperaturas.

Mesmo assim, o mais indicado é manter um bom ritmo de ingestão de líquido, como a água, o isotônico, ou até mesmo o chá.

A água também é responsável por diminuir a dor do pós-treino e ajuda a combater o ressecamento da pele no inverno. Ou seja, ela é uma super aliada para os seus treinos de inverno.

É recomendado beber de 35 ml a 40 ml de líquido por quilo. Caso pratique exercícios de grande impacto, você pode aumentar a quantidade na hora de beber.

Passe protetor solar

Algumas pessoas acreditam que o protetor solar deve ser usado somente nos dias quentes, com o sol brilhante.

Entretanto, o produto também precisa ser utilizado no frio e nos dias nublados, então pode começar a cuidar da sua pele.

Por mais que o tempo esteja fechado e mais gelado, a presença dos raios UV continuam ali, especialmente durante o dia.

A radiação solar é muito mais forte no verão, mas isso não diminui a importância do uso do protetor solar.

Inclusive, o raio ultravioleta tipo B está presente e pode causar inúmeros problemas de pele, como manchas, perda de colágeno, sensibilidade e flacidez.

Qual o melhor tipo de roupa para treinar no frio?

homem treinando na rua


É importante encontrar peças que protegem o corpo, como o exemplo das camisetas oversized, que são maiores e podem ajudar a aumentar a temperatura do corpo.

Em relação ao tecido, escolha com atenção, o algodão é muito recomendado por ser uma fibra natural e permite os movimentos.

Onde comprar roupa para treinar no frio?

A melhor loja de roupa fitness masculina é a Gorilla Muscle, aqui você encontra tudo que precisa com altíssima qualidade e ainda se mantém informado. Aproveite!

Conclusão

Agora não tem mais desculpas para não treinar no inverno, siga as nossas dicas e continue se cuidando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *